Mei é isento de imposto de renda?

Oh dúvida cruel! Hahaha! Mas calma aí, a coisa é bem mais simples do que parece, acredite! Se você está começando agora a resposta provavelmente será não! 🥳 Você não precisará, mas vamos com calma, pode ser que tenha sim que declarar...

Primeiro é importante entender que você é um Microempreendedor Individual (MEI), portanto o seu faturamento anual máximo é de R$ 81 mil. Um microempresário individual é obrigado a pagar um valor que cobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o ISS (Imposto sobre Serviços) e a contribuição à Previdência. Todos os anos, o MEI declarar antes do fim de maio a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), onde é preciso informar o quanto a empresa faturou no último ano. Se o empreendedor tiver recebido mais do que 40 mil reais anuais como remuneração proveniente da empresa ele terá sim que declarar o imposto de renda, obrigatoriamente. Fora isso se a pessoa possuir rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70, mesmo que não provenientes da empresa, terá que pagar mesmo assim! O mesmo ocorre se você possuir mais do que R$ 300 mil em bens, terá que declarar também!

MAS ATENÇÃO!

Se o microempresário possuir escrituração contábil, não existe um limite máximo de lucro isento na hora de declarar a renda como pessoa física e toda a receita livre entregue pelo CNPJ poderá ser considerado rendimento isento não tributável! 🥳

Gostou? Sabia que essa dica também saiu no nosso instagram? Clique aqui para seguir a gente!